A 4ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Motonáutica ocorrida no último final de semana em Abdon Batista, superou as expectativas dos organizadores. Cerca de duas mil pessoas lotaram a estrutura da Marina no lago da barragem do rio Canoas. Ao todo, 16 lanchas adaptadas para as provas de alta velocidade arrancaram aplausos e encantaram da plateia.
A movimentação no lago iniciou sábado de manhã, com a chegada dos primeiros competidores. À tarde, realizaram treinos livres e testes dos motores. As disputas domingo foram pelas categorias: Turismo V300, V700, V1.700, R 5.000, R 2.5A e Força Livre.
O evento foi organizado pela Associação de Motonáutica do Rio Grande do Sul (Amorgs), Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel) e prefeitura de Abdon Batista. Teve apoio da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).
Alguns dos melhores competidores de motonáutica do Brasil, participaram com rachas aquáticas recheadas de velocidade e adrenalina. As lanchas adaptadas atingiram velocidade superior a 150 quilômetros e praticamente voavam sobre a lâmina d’água.
O circuito foi estruturado numa área aproximada de 800 metros e as raias de provas foram delimitadas com extensão entre 200 a 300 metros para juniores e 500 a 800 metros para adultos.
O prefeito de Abdon Batista, Jadir Luiz de Souza (Dile), disse que a motonáutica aconteceu num dos cartões postais do município. “Este evento ajuda a promover o turismo e incentiva a oportunidade de negócios. Além de divulgar esse cartão postal que é o complexo que envolver o lago, a Marina e o Mirante”, citou.
Para o presidente da Adrel, prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado a prova de motonáutica revelou o quanto é possível explorar os lagos da região. “Temos grande potencial hídrico e o desafio é exatamente esse, promover eventos que fomentem o turismo”, comentou Ademilson Conrado. O vice-prefeito de São José do Cerrito, Leonardo Garcia, também prestigiou as provas de motonáutica.
O presidente da (Amorgs), Rodrigo de Almeida Polasek elogiou Abdon Batista pela estrutura da Marina e disse que a raia de provas é a melhor das etapas até agora realizadas. Também elogiou a participação maciça do público e a sensibilidade do poder público e instituições que abraçaram o evento. O prefeito eleito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, elogiou o evento e disse que em 2025, a prova entrará para o calendário de eventos do município com ainda mais atrativos.
Turismo de Cavalgada é incentivado na região dos Lagos
A movimentação de final de semana, no entorno do complexo da Marina e do Mirante Santo Antônio em Abdon Batista, iniciou sábado com a primeira Cavalgada de Integração da Região dos Lagos. Os cavaleiros que partiram da fazenda VP, em Anita Garibaldi tiveram como destino o Mirante.
Ao longo de 13 quilômetros, o grupo de 20 cavaleiros teve o privilégio de passar por locais encantadores, sempre no entorno do lago do rio Canoas. O objetivo da cavalgada, segundo a diretora executiva da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), Elisa Lima, é integrar os municípios sob a ótica do tradicionalismo.
“Cavalgar tendo um belo lago desses na paisagem é algo indescritível. E esse foi nosso propósito ao promover a cavalgada passando por dois municípios. Penso que é possível ampliar o percurso para mais municípios e tornar esse projeto ainda maior”, comentou Elisa Lima.
Participantes de Curitibanos, Pinhal da Serra, São José do Cerrito, Capão Alto, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista, Vargem e outros municípios, aderiram a cavalgada. Eles foram recebidos com um café tropeiro oferecido pela agroindústria familiar Quitutes da Instância, especialmente preparado para aguentar o percurso de cavalgada com duração aproximada de três horas.
A empresária Rosmari Palavro, que acolheu os cavaleiros na sua fazenda, disse que eventos como esse, devem ter maior frequência como forma de integrar e fomentar o turismo no entorno dos lagos. O costelaço na recepção aos cavaleiros, ficou a cargo da equipe da Pousada Paraíso RM, de Abdon Batista, sob o comando da empresária Raquel Albuquerque.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Por Assessoria de Comunicação – Amures
Deixe seu comentário