logo RCN
  • 21/11/2024 03:24
ABDON

Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista

  • Onéris Lopes -

A 4ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Motonáutica ocorrida no último final de semana em Abdon Batista, superou as expectativas dos organizadores. Cerca de duas mil pessoas lotaram a estrutura da Marina no lago da barragem do rio Canoas. Ao todo, 16 lanchas adaptadas para as provas de alta velocidade arrancaram aplausos e encantaram da plateia.

A movimentação no lago iniciou sábado de manhã, com a chegada dos primeiros competidores. À tarde, realizaram treinos livres e testes dos motores. As disputas domingo foram pelas categorias: Turismo V300, V700, V1.700, R 5.000, R 2.5A e Força Livre.

O evento foi organizado pela Associação de Motonáutica do Rio Grande do Sul (Amorgs), Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel) e prefeitura de Abdon Batista. Teve apoio da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).

Alguns dos melhores competidores de motonáutica do Brasil, participaram com rachas aquáticas recheadas de velocidade e adrenalina. As lanchas adaptadas atingiram velocidade superior a 150 quilômetros e praticamente voavam sobre a lâmina d’água.

O circuito foi estruturado numa área aproximada de 800 metros e as raias de provas foram delimitadas com extensão entre 200 a 300 metros para juniores e 500 a 800 metros para adultos.

O prefeito de Abdon Batista, Jadir Luiz de Souza (Dile), disse que a motonáutica aconteceu num dos cartões postais do município. “Este evento ajuda a promover o turismo e incentiva a oportunidade de negócios. Além de divulgar esse cartão postal que é o complexo que envolver o lago, a Marina e o Mirante”, citou.

Para o presidente da Adrel, prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado a prova de motonáutica revelou o quanto é possível explorar os lagos da região. “Temos grande potencial hídrico e o desafio é exatamente esse, promover eventos que fomentem o turismo”, comentou Ademilson Conrado. O vice-prefeito de São José do Cerrito, Leonardo Garcia, também prestigiou as provas de motonáutica.

O presidente da (Amorgs), Rodrigo de Almeida Polasek elogiou Abdon Batista pela estrutura da Marina e disse que a raia de provas é a melhor das etapas até agora realizadas. Também elogiou a participação maciça do público e a sensibilidade do poder público e instituições que abraçaram o evento. O prefeito eleito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, elogiou o evento e disse que em 2025, a prova entrará para o calendário de eventos do município com ainda mais atrativos.

Turismo de Cavalgada é incentivado na região dos Lagos

A movimentação de final de semana, no entorno do complexo da Marina e do Mirante Santo Antônio em Abdon Batista, iniciou sábado com a primeira Cavalgada de Integração da Região dos Lagos. Os cavaleiros que partiram da fazenda VP, em Anita Garibaldi tiveram como destino o Mirante.

Ao longo de 13 quilômetros, o grupo de 20 cavaleiros teve o privilégio de passar por locais encantadores, sempre no entorno do lago do rio Canoas. O objetivo da cavalgada, segundo a diretora executiva da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), Elisa Lima, é integrar os municípios sob a ótica do tradicionalismo.

“Cavalgar tendo um belo lago desses na paisagem é algo indescritível. E esse foi nosso propósito ao promover a cavalgada passando por dois municípios. Penso que é possível ampliar o percurso para mais municípios e tornar esse projeto ainda maior”, comentou Elisa Lima.

Participantes de Curitibanos, Pinhal da Serra, São José do Cerrito, Capão Alto, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista, Vargem e outros municípios, aderiram a cavalgada. Eles foram recebidos com um café tropeiro oferecido pela agroindústria familiar Quitutes da Instância, especialmente preparado para aguentar o percurso de cavalgada com duração aproximada de três horas.

A empresária Rosmari Palavro, que acolheu os cavaleiros na sua fazenda, disse que eventos como esse, devem ter maior frequência como forma de integrar e fomentar o turismo no entorno dos lagos. O costelaço na recepção aos cavaleiros, ficou a cargo da equipe da Pousada Paraíso RM, de Abdon Batista, sob o comando da empresária Raquel Albuquerque.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Por Assessoria de Comunicação – Amures


Lages será palco do maior evento de jovens empreendedores de Santa Catarina Anterior

Lages será palco do maior evento de jovens empreendedores de Santa Catarina

Cerro Negro recebe asfalto da usina de gestão associada da Amures Próximo

Cerro Negro recebe asfalto da usina de gestão associada da Amures

Deixe seu comentário